quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Nintendo Labo - Um risco muito bem-vindo!




Eis que a Nintendo avisa seus fãs que fará um anúncio importante durante a noite. Todos ficam empolgados! O que será? Mario? Zelda? Pokémon no Switch? Metroid?
A hora mais aguardada do dia para todo bom Nintendista finalmente chega e o que vemos é COMPLETAMENTE DIFERENTE do que qualquer um poderia estar esperando. A reação foi imediata: O Nintendo Labo dividiu o público rapidamente. Alguns ficaram apaixonados, outros, extremamente raivosos, prontos para atear fogo no Shigeru Miyamoto vivo envolto em um manto de papelão. Vamos agora analisar essa nova ideia da Big N.


ANALISANDO O PAPELÃO


Não é de hoje, todos nós, desde quando somos pequenos Goombinhas, vamos adquirindo e formulando uma opinião de como as coisas precisam e devem ser. Quando damos de cara com algo tão fora da caixa (fora da caixa, hã? HÃ?!) ficamos incrédulos e relutantes. O que a Nintendo oferece é um pacotão com LITERALMENTE um cartela de papelão, alguns acessórios e lápis de colorir, onde o jogador poderá passar horas montando diversos aparatos para combinar com o seu Nintendo Switch. Sim, confesso que a primeira vista essa maluquice causa uma estranheza sem proporções, ainda mais sendo largada aleatóriamente na internet em uma noite de quarta-feira. Mas vamos pensar com um pouquinho mais de carinho: o Nintendo Labo é assim tão ruim como muitos estão dizendo? Na opinião deste humilde escritor-goombano, não.


BRINCANDO COM O NOVO


Deixando o lado fanboy de lado (é meio óbvio que tenho uma certa paixão pela Nintendo, não é? Bom, se não era, dê uma segunda olhada no nome do blog) eu realmente achei a ideia do Nintendo Labo super divertida e interessante! NÃO, ele não é um produto para o público gamer geral, a maioria dos hardcore gamers vão odiá-lo infinitamente e eu não os julgo e nem os culpo por isso, cada um tem seu gosto e sua opinião. PORÉM, muitos estão vendo apenas o lado superficial deste papelãozinho chamado Labo. Imagine uma família dos dias de hoje. É difícil, hoje em dia, ver uma família fazendo algo lado a lado tendo o mundo no alcance do bolso sempre que precisa. Todos ficam vidrados em seus pequenos mundinhos, as vezes passando longe da imagem que se espera de uma família. Isso é errado? Não sei dizer, os tempos mudaram, assim como as pessoas, mas uma coisa para mim ainda é bastante clara: as pessoas só tendem a ganhar quando interagem umas com as outras de forma. Quando vivem de verdade. Imagine uma família completamente desunida, onde a irmãzinha mais nova pede de natal um Nintendo Labo. QUE IDIOTICE, QUE IRMÃ IMBECIL! COM TANTOS JOGOS NO MUNDO ELA ESCOLHEU BEM ESSE FEITO DE PAPELÃO? OH GOD! Calma lá! Ela abre o seu pacotinho de Labo na maior humildade e começa a tentar montar as diversas formas que o jogo possibilita. O irmão mais velho acha uma idiotice, mas pouco a pouco, começa a se aproximar dela, pra observar melhor. Ela pede ajuda para os pais e eles começam a ajudá-la a montar o quebra-cabeças. Aos poucos, todos estão conectados e empenhados em montar aquelas estranhas figuras de papelão. Considerando um final feliz, no fim da noite, todos estão se divertindo e jogando juntos, até mesmo dando risada do papelão que foi rasgado (menos a pessoa que pagou pelo game, que está raivosa putaça). Esse, para mim, parece ser o maior trunfo do Labo, um jogo diferente que com certeza irá render boas risadas ou pelo menos fotos engraçadas de quem estiver jogando. Afinal, quem não quer fazer um stories vestido de robôzão?


O LADO NINTENDO

Caro leitor, você pode odiar com todo o seu coração esta empresa responsável por criar ícones como Mario e Link. Mas você precisa admitir: eles tem coragem.

Lançar um jogo completamente maluco, estranho, digno de memes instantâneos em pleno 2018, o ano onde todos estão preocupados com qual console tem a maior capacidade de gerar texturas incríveis em rochas? Não consigo enxergar a Sony ou a Microsoft se arriscando tanto assim.
Riscos são ótimos para toda indústria que se considera criativa. "Ahhh Sr.Goomba, essa coisa vai fracassar!" Claro, o Nintendo Labo com toda e absoluta certeza pode fracassar completamente! Mas ainda assim, existe a dúvida em jogo. E é com isso que fico mais admirado neste momento, foi isso que me trouxe um sorriso largo e cheio de dentes no momento em que assisti ao trailer desta nova maneira de jogar. O risco e o otimismo. A Nintendo nunca demonstrou tanto seu coração quanto no dia de hoje. Ela nunca demonstrou o quanto não liga para o que as pessoas esperam de um jogo ou de um conceito. A empresa se abraçou em seus pedacinhos de papelão com todo o coração e humildade, sorrindo para o público, sem se importar com aqueles que com certeza jogariam tomate. Ela arriscou em sua ideia e se tudo der errado, de que importa? A vida é feita de erros e acertos, o importante é agitar as coisas, não morrer na mesmice. Se tudo der errado, podemos nos erguer, com um sorriso e seguir nosso caminho vestidos de robô gigante de papel, não é?

Eu estou do lado Labo da festa, e você?


-por Jordan "Granatto" Nugem




Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Vinicius Pires disse...

É, no início eu fiquei revoltado e achei a ideia ridícula. Parece um ótimo entretenimento familiar.....se tivesse sido lançado nos anos 80 e 90. Agora estou relutante, mas reconheço a audácia da Nintendo, transformando pedaços de papelão em um jogo interativo, não se preocupando com o que vão achar dela. Conseguiu unir tecnologia ao "artesanal". Vamos ver no que dá.

Isabel disse...

A Nintendo sempre pula de ponta na água gelada, enquanto a maioria prefere investir no que está em voga no mercado. Dessa forma, ela é capaz de criar novos padrões e, então, a indústria cresce.
Na perspectiva da empresa, a Nintendo está tirando máximo proveito da tecnologia de seu produto e expandindo o mercado consumidor sem desenvolver novas peças de metal e plástico, apenas... papelão. Falando nisso, você já viu papelão japonês? É duro feito madeira. Acho difícil um desse rasgar facilmente. Certamente são peças bem firmes (assim espero).
Enfim, compartilhamos a mesma opinião a respeito. São essas decisões sem precedentes que fazem ser fã da Nintendo ser tão emocionante.