domingo, 16 de fevereiro de 2020

Haruka Amami e o anseio pela felicidade (The iDOLM@STER)


Nos minutos finais do primeiro episódio de The iDOLM@STER, a seguinte pergunta é feita às garotas da agência 765 Production: "O que é uma idol para você?". As respostas variam de pessoa a pessoa, mas todas respondem com os seus anseios diante da profissão. Para a Makoto Kikuchi, ser uma idol talvez possa trazer o seu lado feminino à tona; para a Yukiho Hagiwara, é a possibilidade dela se tornar uma versão melhor de si própria; a Iori Minase acredita que isso fará com que as pessoas a respeitem; a Yayoi Takatsuki quer ajudar sua família com o dinheiro que receber; a Chihaya Kisaragi apenas deseja cantar e nada mais…

Já a resposta de uma certa garota é bem simples: ser uma idol é um sonho. Ela não elabora qual o propósito desse sonho, o que deseja ao se tornar uma idol, apenas que é algo que carrega consigo desde criança. Para ela, neste momento, essa é uma resposta concreta. É um sonho que está determinada a tornar realidade. No entanto, não é uma resposta concreta. A sua jornada em perceber qual o verdadeiro sentido de seu sonho foi o que fez a Haruka Amami se tornar uma das minhas personagens favoritas de qualquer obra audiovisual.



"Acho que é um sonho."

"Sempre quis ser uma idol, desde criança!"

"Estaria mentindo se dissesse que nunca foi difícil,"

"mas meu sonho apenas começou."

"Então no momento é só nisso que consigo pensar."

Um olhar esperançoso.

Isso é curioso, porque durante os 13 primeiros episódios, acho que ela não tava nem no meu top 5 das minhas personagens favoritas da série. Achava ela fofa, gostava da sua mentalidade positiva, mas não enxergava nada que a destacasse das demais do arquétipo genki (garota prestativa, sempre alegre), presente em trocentos animes. Porém, ao decorrer dos episódios da segunda metade, fui percebendo como me identificava com a Haruka a um nível assustador. Criei um vínculo sentimental fortíssimo com a personagem, graças à forma fenomenal como é construída e ao seu arco nos episódios 22 a 24.

Mas antes de falar sobre estes, é importante mencionar alguns episódios anteriores. E um aviso: esse texto contém spoilers massivos sobre The iDOLM@STER, então é importante que você tenha assistido ao anime, caso contrário perderá todo o impacto na hora de assistir, e vai por mim - o impacto é ENORME.

No episódio 5, a 765PRO vai a uma casa de praia para descansarem um pouco durante o verão. É o obrigatório "episódio fanservice de praia" encontrado em quase todos os animes modernos: descontraído, divertido e cheio de planos das meninas de biquíni. Mas e se eu te disser que é nesse episódio que se encontra uma das cenas mais importantes da série? Ela pode parecer apenas uma cena bonitinha à primeira vista, mas posteriormente fica evidente o quão fundamental ela é.

Me refiro à cena em que as garotas estão prestes a dormir, mas algumas ainda estão acordadas. Elas começam a conversar em voz baixa sobre o seu futuro como idols, a imaginar como e onde estarão daqui a um ano. É uma cena que me marcou bastante por conta da sua ambientação noturna, com pouca trilha sonora… É algo que te faz sentir o clima de intimidade daquele momento, amo cenas assim.

"Ei, como você acha que estaremos no ano que vem?"

A Haruka e a Makoto se divertem com suas fantasias, mal imaginando que se tornariam reais alguns meses depois.  

A Haruka comenta sobre como essa viagem à praia foi divertida, que gostaria de fazer isso novamente no ano seguinte, mas quando começa a falar sobre o futuro, ela se pergunta se viagens descontraídas assim com todas as garotas continuariam a acontecer caso elas se tornassem famosas. A Iori dá uma cortada nela e fala para pensar nisso apenas depois de ter alcançado a fama. A Haruka concorda e se recolhe para dormir, mas o plano dela de olhos abertos mostra como esse questionamento continua em sua cabeça… 

“Me pergunto se não conseguiríamos mais fazer viagens juntas como essa caso nos tornássemos famosas…”

Seria esse um indício do seu sonho começando a se transformar?

No 11º episódio, ao ser questionada pela Chihaya sobre o porquê dela ter decidido se tornar uma idol, dessa vez a Haruka dá uma resposta mais elaborada: além de falar que é um sonho que tem desde criança, ela mostra um entusiasmo enorme ao pensamento de dividir o palco com suas amigas, da energia contagiante que uma apresentação dessas proporcionaria. É um anseio simples, porém digno dela, e algo que estava prestes a se tornar realidade, pois as garotas estavam se preparando para o seu primeiro show grande juntas.

"Só de pensar em todas nós juntas naquele palco…"

O treino para este show importante conta com coreografias que exigem bastante das garotas. Algumas delas têm dificuldade, como a Yukiho e a Yayoi, que se sentem pressionadas pela habilidade de outras meninas e quase chegam a desistir. É um retrato do quão difícil é ser uma idol, do preparo físico e mental necessário. É aí que entra o apoio das companheiras. É algo necessário para que elas não desabem, e a que melhor exerce esse papel de subir os ânimos é a Haruka.

Até um jornalista amigo do presidente da 765PRO reconhece a importância da Haruka:
“É importante que se mantenham positivas agora.”

“Num bom sentido, a personalidade otimista da Haruka”

“talvez seja o que faça com que deem o melhor de si.”

Ela é a mente positiva do grupo, sempre espalhando positividade às meninas durante adversidades. No entanto, nem tudo é um mar de rosas, porque ela mesma tem dificuldades em acompanhar as outras meninas na hora de cantar em grupo, além de ser visível como a profissão a afeta, tendo que balancear seu trabalho com seus estudos, mal consegue ficar acordada em certos momentos… Mas ainda assim ela mantém o seu otimismo e continua a dar o melhor de si.

Treinos e estudos…

iDOLM@STER se preocupa em mostrar como a vida de uma idol não é o arco-íris que a indústria quer que você imagine.

Em um determinado momento em que a Haruka está praticando a canção na qual tem dificuldades, a Chihaya aparece e começa a cantar junto para ajudá-la. Eu amo essa cena. Cantar é a paixão da Chihaya e ela percebe como sua amiga está determinada a melhorar, portanto decide guiá-la. A Haruka sempre tenta ajudar a todas, então creio que a Chihaya tenha pensado "acho que agora é a minha vez de retribuir o favor". É uma cena bonita de se ver, tanto que o Produtor não as interrompe ao vê-las treinando após o tempo de fechar o estúdio.

O Produtor é um personagem incrível também, mas vou deixar pra falar mais a seu respeito na análise principal sobre a série.

A relação dessas duas é uma das maiores belezas de iDOLM@STER e esse episódio é um exemplo da influência que uma tem na vida da outra. Após a cena supracitada, a Haruka vai ao apartamento da Chihaya para passar a noite, onde mostra sua gratidão durante o treino e a ajuda a cozinhar. Ao fazer uma pergunta a respeito de um tópico que a Chihaya se sente visivelmente desconfortável, a Haruka imediatamente desconversa e muda de assunto para que sua amiga não se sinta mal, tenta alegrá-la sem deixar evidente. É bem sensata.


Ao fim do episódio, o companheirismo entre as meninas e a positividade da Haruka surtem efeito - depois de muito treino, pela primeira vez, as meninas conseguem fazer a coreografia completa sem errar. Cara, eu consigo sentir exatamente essa felicidade que transborda delas porque é assim que me sinto quando consigo tocar uma música inteira no piano sem errar, depois de praticar muito e errar sem parar. É um sentimento maravilhoso, eu até fico emocionado a maioria das vezes, porque mostra como o esforço valeu a pena.


No episódio 13, o dia do show importante chega e acontecem diversos imprevistos que abalam a confiança das garotas. Novamente, em meio ao desespero, a Haruka é quem tenta acalmá-las e fazer com que fiquem unidas, apesar dela mesma estar apreensiva. Isso funciona até certo ponto, só que diante das circunstâncias preocupantes do momento, não dura muito até que algumas garotas se desesperem de novo, mas pelo menos ela tentou e não abaixou a cabeça em momento algum.

Mas antes disso tudo, quando a Haruka chega à casa de shows e vê os assentos distantes da platéia, ela diz algo que define sua personalidade: o seu desejo em fazer desse show um que tanto as pessoas na frente quanto as no fundo possam desfrutar da mesma forma. É nesse momento que um dos seus maiores anseios toma forma: o de proporcionar felicidade a todos através de sua música. Foi aí que eu comecei a perceber como a Haruka era uma pessoa incrível.

Tradução disso é exatamente o desejo que falei no parágrafo acima.

Com o sucesso dessa apresentação, o sonho de todas as garotas nunca esteve tão próximo, já que a 765PRO finalmente se tornou famosa e as suas idols se tornaram estrelas. Inúmeros trabalhos começaram a surgir para cada uma delas. Mas essa fama trouxe mudanças. Suas vidas jamais voltariam a ser como eram antes. E uma garota em particular tem uma certa dificuldade em lidar com mudanças...

No vigésimo segundo episódio, a véspera de natal tá logo na esquina e a Haruka quer fazer uma festa natalina igual ao ano anterior, mas a Chihaya recorda a sua amiga de que a situação agora é diferente, pois suas agendas estão lotadas, então é difícil que seja possível. A Haruka reconhece a situação, mas fica abatida da mesma forma. Ao vê-la assim, o Produtor simpatiza com a garota e decide tentar organizar uma festa mesmo assim, com o pretexto de que vai apenas quem estiver livre.

Haruka ao ouvir as palavras da Chihaya.

Haruka ao ouvir as palavras do Produtor.

Ao ouvir isso, a Haruka fica felizona e começa a ligar ao pessoal para ver se podem comparecer, com algumas respostas não tão positivas, especialmente a da Ritsuko, que a recorda da importância desse primeiro ano de fama e que deve repensar suas prioridades como uma idol. Essa bate forte nela, porque apesar de saber a forma como deve agir como a profissional que se tornou, é evidente que está deixando seus sentimentos falarem mais alto. Isso é uma das coisas que a torna uma personagem tão fácil de se identificar, especialmente pra mim.

“Somos idols, então acho que eu devia ter imaginado que estaríamos todas ocupadas no Natal”, a Haruka diz a si própria como se estivesse se conformando com a situação, o que no fundo não é bem o que acontece...

Eu sou igualzinho à Haruka em relação a esse sentimento de união, querendo juntar todas para um evento, mesmo quando algumas pessoas não demonstram muito interesse... Durante os fins de ano eu sempre organizo a um grupo de amigos uma espécie de premiação aos eventos relevantes que aconteceram conosco em determinado ano. É uma tradição que mantemos desde 2010, mas o fato de que acontece a cada ano se deve mais à minha persistência. Ou devo dizer "acontecia", porque 2019 foi o primeiro ano em que não fizemos… 

A cena em que a Haruka e a Chihaya conversam sobre como as garotas não se vêem mais com frequência me deixou bastante sentido... Assim como o que a Haruka sentia, me fez lembrar com carinho daqueles dias em que o escritório estava sempre cheio de vida com todas as garotas por lá, dias estes que jamais voltarão. É estranho... Assisti esse anime durante um mês e senti como se os eventos da primeira metade realmente tivessem acontecido a um ano atrás... É incrível o tanto que me apeguei a todas elas.

“Ultimamente nós só nos encontramos durante domingos, então é meio estranho…”

“É por isso que mal posso esperar pelo Natal!”

A cena final desse episódio foi o momento em que mais consegui me identificar com a personagem. Eu já sentia uma empatia enorme por ela antes, mas com o diálogo da Chihaya sobre mudanças inevitáveis é visível o quão desconfortável a Haruka se sente diante desse pensamento, de que momentos igual essa reunião não acontecerão novamente, que elas precisarão passar o natal de outra forma, talvez com os seus fãs…

“Como a Iori disse, nós provavelmente devíamos passar dias assim com nossos fãs.”

“Fazer mudanças de pouquinho a pouquinho talvez seja o que significa avançar.”

Haruka em silêncio ao ouvir isso, com aquela expressão de “é verdade, mas……” 

Ela não quer isso. Quer que tudo continue da mesma forma. Tanto que abre um sorrisão no rosto no momento em que a Chihaya diz que algumas coisas não precisam mudar. Eu sou exatamente assim. Tenho medo de algumas mudanças, quero que certas coisas se mantenham iguais para sempre. Acho que foi aí que criei uma conexão sem igual com a personagem.

“Mas tem coisas que não queremos que mudem.”

A sua felicidade ao ouvir isso <3

“Espero que consigamos nos reunir assim no próximo ano, e no próximo do próximo também.”

E é nesse episódio que vem à tona pela primeira vez a importância da cena do episódio 5 que mencionei anteriormente, pois aquele momento é mencionado aqui. Eu amei isso, pois foi uma cena que me marcou, e agora elas estão aí, vivendo o futuro que imaginaram, mas que duvido que pensaram que realmente se concretizaria. Sinto um orgulho disso por conta - novamente - do tanto que me apeguei às personagens. Cada uma de suas conquistas me enchia de alegria.

No entanto, desde aquela cena a Haruka expressava seu medo de mudanças. Ela preza mais do que qualquer pessoa por momentos como os que viveram na viagem à praia e nessa reunião natalina. Nada é mais importante para ela. É só ver a expressão dela ao observar todas as garotas juntas em um dos últimos planos desse episódio. Um olhar de "eu não quero que isso jamais termine". É como se colocasse experiências como essas acima de realização profissional como uma idol, um sentimento que consigo me identificar por completo.





Nessa virada da década eu viajei ao Rio Grande do Sul com uns amigos e nós ficamos em uma casa de praia num lugar chamado Imbé durante uma semana. Foi a melhor viagem de fim de ano que já fiz, um momento mágico que eu não queria que terminasse, assim como os que a Haruka tanto preza, especialmente por saber da improbabilidade de uma reunião dessas acontecer novamente, já que alguns deles se mudarão do país e pela dificuldade de juntar todo o pessoal. Eu apenas aproveitei o máximo que pude.

Foto tirada durante essa viagem. Sim, esse sou eu estourando champagne. Sou bem fofo, né?

Então chegamos ao episódio 23, aptamente intitulado Watashi, japonês para "Eu". Eu já tive reações fortes assistindo animes antes, seja em momentos felizes ou tristes. Já fiquei um tempo deitado chorando por conta de determinado evento ou ao terminar uma série que havia amado. Mas nunca tive uma reação tão intensa quanto com o final desse episódio. Quando acontece o acidente com o Produtor, fiquei sem reação. Nem mesmo quando mostra aquele frame doloroso da Haruka chorando eu sabia como reagir.


Até que chega o preview do próximo episódio. A musiquinha alegre de sempre, a Haruka com sua positividade… Pensei "não, não faz isso"... Aí a música aos poucos sai em fade, a Haruka muda seu tom de voz, não consegue mais falar direito… Cara, quando o preview acabou, eu joguei meu celular pra longe e comecei a espernear na cama. Eu chorei MUITO forte, dando aquelas respiradas fundas… O anime subverte um preview de episódio, cara. Isso é insano…

Se um dia eu fizer um top 10 dos momentos mais subversivos dos animes, esse preview certamente estará bem próximo do topo.

Mas o episódio inteiro é subversivo. O capítulo anterior termina de forma positiva, com a Haruka olhando para as meninas todas juntas, apreciando aquele momento e certa de que estes acontecerão novamente. O episódio 23 começa com essa positividade, inclusive eu amo a expressividade dos movimentos corporais dela nesse início, capturam toda a essência da personagem. Ela cantando Nanairo Button no táxi aquece meu coração demais. A Haruka está feliz, sorrindo sempre.

A essência da personagem. Notem como até animaram ela se despedindo do segurança do hotel.

Cantando e comendo aquele Pocky gostoso.

A forma como esse episódio é arquitetado é fenomenal. Em seu início, é evidenciado como cada uma das garotas se tornou uma estrela, seja pelo novo single da unit Ryuuguu Komachi tocando na rádio, a propaganda da Takane no caminhão, a matéria de revista sobre a Chihaya ou pelo comercial de TV com a própria Haruka. Com todas essas conquistas, é de se imaginar que não exista espaço para infelicidade, algo que aparentemente se reflete na maneira como a Haruka age em seu início, até que isso é subvertido ao longo do episódio e vemos que fama não é sinônimo de felicidade.

Essa nova edição da revista Caras tá maravilhosa.

O seu sorriso característico fica difícil de se manter. Ela quer treinar com todas as meninas juntas para a apresentação de ano novo, só que o cronograma apertado de cada uma não permite. Se mantém apegada ao costume de terminar o dia indo ao escritório da 765, algo que ninguém mais faz por conta de suas rotinas. A vida delas mudou. Não conseguem mais se ver com frequência. Enquanto todas as garotas se adaptam à nova realidade, a Haruka tem uma dificuldade enorme em aceitar essas mudanças. Isso a machuca demais.

Por ser a sua amiga mais próxima, a Chihaya sabe exatamente o que se passa dentro da cabeça da Haruka.

A Chihaya percebe como isso afeta a sua amiga e até diz a ela que cancelará um de seus compromissos no exterior para conseguir treinar junto dela. Mas a Haruka não aceita isso, pois sabe da importância desse compromisso, e é aí que tá a sacada - ela tem total ciência daquilo que é mais importante no presente tanto para si própria quanto para suas amigas, mas diferente delas, ela não consegue aceitar essas prioridades. Sente que todas estão se distanciando. Se sente completamente sozinha.

Sua ansiedade é palpável.

Mas ela reprime esses sentimentos. Tenta se manter positiva mesmo com estes se tornando cada vez mais opressores. Ela vive seu sonho de ser uma idol e se sente na obrigação de sempre sorrir por conta disso, mas é evidente o seu desconforto com os sacrifícios que a fama proporcionou. Ela não procura ajuda e isso destrói sua saúde mental. Ao fim do episódio ela está à beira de entrar em colapso, tanto que é esse o motivo pelo qual a queda do Produtor não me incomoda tanto.

“Tá tudo certo.”

Não, Haruka. Não tá…

“De verdade.”

Não, Haruka ;-;

Se você me conhece, sabe como me incomodo fácil com drama forçado em anime e devo admitir que o acidente com o Produtor é um pouquinho "demais da conta", mas não acho que seja algo que estraga tudo o que o episódio construiu magistralmente. A Haruka já não estava com a cabeça no lugar, não tava prestando atenção aos seus arredores e já entraria em colapso com ele caindo ou não. Isso só piorou a situação de forma inimaginável. E acidentes como esse acontecem. Existem pessoas que morreram em set, então não acho que seja tão exagerado assim.

Conforme falei, não tive reação a primeira vez que vi essa cena, mas quando a reassisti alguns dias atrás… Dor.

Eu acho fantástico como essa série não deixa nenhuma ponta solta, porque a Haruka se forçar a sorrir é algo que foi sendo feito foreshadowing ao longo de toda a obra. Sempre que estava visivelmente abatida, ela logo botava a mão na cabeça e começava a sorrir novamente. No episódio 11, mencionado anteriormente no texto, a Haruka vai ao apartamento da Chihaya, vê como mora por conta própria e diz que jamais conseguiria viver igual a ela, pois não gosta de ficar sozinha.

Cena do episódio 22 em que a Haruka vê seu reflexo e se sente obrigada a sorrir pelo que diz logo abaixo:

“Certo, certo! Para idols, o sorriso vem antes de tudo!”
Nesse caso, até seus sentimentos se enquadram nesse "tudo". 

Além disso, as consequências desse episódio foram discutidas naquela cena da casa de praia do episódio 5. Naquele momento a Haruka já se questionava se elas conseguiriam continuar se reunindo e viajando todas juntas daqui um ano, caso se tornassem famosas. Ela já tinha essa preocupação. Viu o porquê daquela cena ser tão importante? Desde o início ela considerava momentos como aquele preciosos. Por isso o episódio 23 é tão doloroso. É quando todos os seus medos convergem.

Haruka observa a Miki, radiante como sempre…

O brilho ofuscante de uma garota determinada a construir o seu futuro, um sentimento que a Haruka não consegue mais se identificar.

Eu acho a execução do arco da Haruka melhor que a do outro arco principal do anime, o da Chihaya. Longe de mim querer falar mal do arco dela - eu também o acho incrível e me fez chorar horrores. A cena dela cantando Yakusoku é uma das mais poderosas de qualquer animação, foi o momento em que percebi como iDOLM@STER era mais do que apenas um anime de idol comum. Mas o build-up desse arco é previsível. Ao longo dos episódios são mostrados indícios que deixam evidente que algo acontecerá com a Chihaya, sejam as reações negativas dela diante de certos tópicos durante conversas ou as cenas dela recusando ligações da família. Você sabe que algo vai acontecer a qualquer momento e já se prepara ao pior.

Já o build-up ao arco da Haruka é mais sutil e, por conta disso, me pegou com mais força. Conforme supracitado, ao longo da série ela expressa alguns de seus medos e mostra um certo desconforto diante de algumas situações, mas tudo é inserido de forma orgânica nos episódios, não se destacam como algo que se tornará maior posteriormente. É só quando os eventos do episódio 23 começam a acontecer que você conecta todos os pontos e percebe como tudo foi premeditado.

Essa é uma cena fantástica que referencia o primeiro episódio, faz uso dos mesmos enquadramentos da cena em que a Haruka faz seu caminho diário à 765PRO no início de sua carreira, quando era esperançosa de seu sonho. Pra mim, a forma como olha ao céu enquanto escreve uma mensagem para tentar reunir as garotas é como se quisesse resgatar esse antigo sentimento que se perdeu diante da situação atual.

A conversa sobre o futuro com as meninas na casa de praia, os momentos em que se obriga a sorrir diante de situações que abalam sua mentalidade positiva, a sua insatisfação com as mudanças que a fama proporcionou, os sentimentos negativos que guarda para si própria ao invés de procurar ajuda... Tudo isso culmina nesse episódio que é uma das melhores representações de solidão que já vi em um anime.

E o que o torna tão arrasador é a sua execução idiossincrática. Ele te coloca na pele da Haruka por meio da sua direção intimista, cheia de planos belamente melancólicos da personagem e de seus arredores que transmitem indefectivelmente seus sentimentos assoladores. A animação expressiva, a distribuição de cores e a ausência de trilha sonora em diversos trechos do episódio intensificam essa sensação de solidão e desolação. Tudo isso criou uma atmosfera pessoal que me fez sentir absolutamente tudo o que a Haruka sentia, aumentado ainda mais pelo vínculo que já tinha com a personagem.






Muito disso que falei a respeito da parte técnica também se aplica ao episódio seguinte, o 24. Os minutos iniciais me dão até calafrios por conta da edição dinâmica não-linear que mostra tudo o que aconteceu após o acidente com o Produtor e como a Haruka reagiu diante disso. É como se ela tivesse intensificado a forma como reprime seus sentimentos, tentando se adaptar ao presente da pior forma possível.

Cumprindo seus compromissos da agenda…

Afogando pensamentos indesejáveis...

Apenas seguindo em frente, sem rumo.

É mostrado que ela conseguiu o papel principal da peça de teatro que estava disputando com a Miki, porque a personagem que interpretaria tinha sentimentos similares ao que estava sentindo no momento, então aquela era a única oportunidade dela expressar, soltar tudo aquilo que estava preso, o que fez com que desse uma atuação arrepiante, pois eram os sentimentos reais que ela ainda estava reprimindo fora do palco. E cara, os planos dessa atuação dela me estremecem pra valer. A expressividade de seu rosto me deixa com vontade de chorar.

Arrepiante.

Assustadoramente arrepiante.
(versão com áudio aqui)

Nós vemos as consequências disso na cena da conversa com a Ritsuko e a Miki. A Haruka pede à produtora para que cessem todas suas atividades, incluindo seu papel na peça, a fim de que foquem no treino da apresentação de ano novo. Elas não conseguiram treinar quase nada juntas, o que a preocupa, mas não por motivos que você espera de uma idol. Ela se preocupa não porque essa falta de treino possivelmente traga problemas durante a apresentação, mas sim porque ela só quer se divertir com as garotas igual nos velhos tempos. Exercer sua profissão não a faz feliz se não está junta delas.

Ao ouvir esse pedido, a Miki fica inconformada e indaga à Haruka se ela não estava se divertindo com a sua profissão de idol. É aí que percebe que havia perdido sua positividade, seu sorriso. Não estava se divertindo. Não havia mais propósito em ser uma idol desse jeito. Ela entra em colapso.

“Mas você não me parece estar se divertindo nem um pouco.”

“Se estivesse, não estaria fazendo essa cara.”

A cara de alguém que viu o seu sonho ruir.

Esse momento do seu colapso não tem trilha sonora alguma, é só a sua voz trêmula e isso faz com que seja muito mais impactante do que qualquer música triste.

Falando na Miki, é insano você olhar àquela personagem dorminhoca e despreocupada do início da série e ver o que ela se tornou hoje em dia. Que evolução. Não parece mais a mesma personagem. Eu podia jurar que no início do episódio ela culparia a Haruka pelo que aconteceu com o Produtor devido ao seu apego a ele, mas não, ela é melhor que isso. Nem mesmo o fato da Haruka ter conseguido o papel principal da peça, que a Miki desejava com vigor, a deixou incomodada com sua colega. Mesmo estando um pouco ressentida, admite que sua atuação foi magnífica.

Ao fim do episódio, quando ela diz ter recusado o papel principal de um novo programa, também mostra um discernimento em escolher o que é mais importante ao invés de abraçar todas as oportunidades que vem pela frente. Essa atitude provavelmente tenha se dado em decorrência de ter presenciado o colapso da Haruka. Fez com que repensasse suas prioridades diante da situação. Creio que percebeu como estava sendo egoísta e que estava se distanciando das garotas e de seu lar, que é a 765PRO. A Miki se tornou uma mulher madura incrível.

É evidente como esse evento também afetou a Miki.

Vale notar também o anseio da Chihaya em procurar ajuda, porque ela não sabe como o fazer. Ela é a mais próxima da Haruka, então é a única que entende exatamente como está se sentindo, portanto sente a necessidade de retribuir o favor de quando a Haruka uniu todas as garotas para ajudá-la quando estava em depressão. A Chihaya enxerga a 765PRO como uma família que está se distanciando, porém nunca se deu bem com a sua família, então não sabe a forma correta de agir para procurar a ajuda de todas.

Mas ela está determinada, ainda que insegura, então reúne as garotas e toma a melhor abordagem possível: apenas abre o seu coração e explica seus anseios. Era a hora delas estenderem a mão para aquela que sempre espalhava felicidade e estendia a mão para todas nos momentos de dificuldade. Era hora de reunir essa família.

“A vontade de mudar e a vontade de que tudo continuasse igual pesaram nos ombros da Haruka esse tempo todo.”

A Haruka é uma pessoa que tenta ajudar a todos, mas não se permite ser ajudada por outros. Ela guarda tudo pra si mesma e isso resulta nos eventos desses episódios. Mas diferente da Chihaya, que não sairia da depressão não fosse pelo apoio de suas amizades, a Haruka tem uma mentalidade forte. Quem a faz melhorar após seu colapso é ela mesma, depois de conversar com o cara da Júpiter e ter um momento lindo com umas crianças que a reconhecem na rua, porque se recorda dos seus próprios valores.

“Quando estávamos na 961 Pro, nós nem conhecíamos as pessoas que faziam nossos palcos.”

“Dessa forma, não há confiança ou nada do tipo.”

“É… Nós estamos aprendendo um pouco com vocês…”

“Qual que é a palavra mesmo? União?”

Esse momento é outro que me fez reagir de uma forma que nunca havia reagido antes: a cena em que as crianças chamam a Haruka para cantar. Só esse contexto já seria o suficiente pra fazer eu chorar, porque mostra como a música dela está trazendo felicidade às crianças, aquilo que a Haruka mais anseia proporcionar aos outros e a si própria. Mas além desse contexto, a música que ela canta junto das crianças é Jibun REST@RT, a minha música favorita de iDOLM@STER.

- "Ei moça, você é a Haruka Amami?"
- "É ela! É igualzinha a da TV!"

Cara, eu chorei instantaneamente, assim que reconheci a primeira palavra da música. Não teve qualquer preparação para o choro, ele só chegou com toda a força. Eu só larguei meu celular e fiquei chorando enquanto ouvia a Haruka cantar a música com as crianças. Depois peguei o celular e voltei a cena, obviamente. Aparentemente foi um choro tão intenso que no dia seguinte até minha mãe disse ter ouvido, mas pensou que eu tava tendo um pesadelo ou algo do tipo, porque era de madrugada.

- "Canta, canta!"
- "Tá bom, só um pouquinho..."

Essa música, além de ser a minha favorita, é extremamente simbólica, pois foi a música final do primeiro show importante delas, aquela que treinaram com afinco no episódio 11, uma música que performaram juntas após uma série de adversidades que conseguiram superar juntas em uma apresentação que me fez sentir a energia de estar assistindo a um show ao vivo de verdade, responsável por as colocar no estrelato. É um dos momentos mais gratificantes e satisfatórios do anime, então terem escolhido essa música pra essa cena das crianças cantando foi perfeito.

Essa é uma cena impossível de reassistir sem chorar. É linda demais pro meu coração.

O cara da Júpiter aprendeu com as meninas da 765PRO a importância da união e, com as crianças, a Haruka viu o seu sonho sendo realizado diante de seus olhos: sua música estava proporcionando felicidade e diversão a elas, sendo o laço que as une. É esse o motivo pelo qual ela quer ser uma idol. Por isso ela sempre mantém a sua positividade e um sorriso no rosto. Ao acreditar novamente em seus valores, ela mantém a esperança de que surgirá a oportunidade de todas as meninas treinarem juntas e que elas também desejam isso, o que é justamente a realidade! Elas só não conseguiam pensar direito a respeito disso por conta do tanto que o trabalho as consumia.


Todo esse conflito interno da personagem é o que faz com que seja tão fácil de enxergá-la como uma pessoa de verdade. É certo que o seu colapso influenciou as garotas a perceberem como estavam se distanciando, mas o fato delas terem tido a oportunidade de se reunir mostra como talvez a Haruka só precisasse ter esperado os cronogramas se alinharem que tudo se resolveria naturalmente. Mas é justamente essa ansiedade dela que torna tudo tão crível, pois seus sentimentos não permitiam que agisse racionalmente.

E qual é o nome desse episódio? "Sonho". É nele que esse sonho da Haruka se torna algo concreto, com um propósito, um sentido. A simbologia dela sendo ajudada por si própria quando criança é belíssima, pois é o momento em que finalmente obtém a resposta da pergunta feita no primeiro episódio - agora a Haruka sabe exatamente o que é ser uma idol e porque esse é o seu sonho desde pequena.

Diante da casa de shows onde aconteceu a primeira apresentação importante delas (no episódio 13), a Haruka é arrebatada por aquela sensação incrível de dividir o palco com suas amigas e da energia contagiante que esse show proporcionou, exatamente aquilo que descreveu ser seu grande anseio no episódio 11.

Depois de si própria criança, é a vez da Haruka do episódio 13 ajudá-la a lembrar de uma vez por todas quais são os seus valores e como estes tornarão possíveis novos momentos iguais os daquela apresentação.

Quando chega a apresentação de ano novo, no episódio final, a Haruka diz à platéia como consegue ver até aqueles que estão lá atrás, nos lugares menos favoráveis. Assim como mencionei anteriormente no texto, esse era um de seus maiores desejos, o de fazer com que todos se divirtam em seu show, o qual expressa no episódio 13. Nessa apresentação, ela transforma esse anseio em realidade e faz questão de deixar todos presentes no show cientes disso. É a realização de seu sonho de se divertir unida das garotas no palco e de proporcionar felicidade aos outros.

“Vocês aí atrás! Conseguimos vê-los tranquilamente, ok? E todos aí na parte de cima, também conseguimos lhes ver!”

Mas a trajetória da Haruka não acaba aí. Ainda faltam passos importantíssimos para a sua evolução tanto profissional quanto pessoal. Passos para além do futuro brilhante. É esse o título do filme de iDOLM@STER, Beyond the Brilliant Future. Para a minha felicidade, esse longa é mais sobre a Haruka do que sobre qualquer outra garota da 765. Eu diria que é a única protagonista enquanto as outras são coadjuvantes. Não digo que estas não tenham relevância no filme, mas o seu foco está nela acima de tudo.

Os 50 minutos iniciais do filme são algo que eu poderia reassistir todo dia sem nunca enjoar, porque são maravilhosos. A 765PRO finalmente se apresentará em uma arena, será o maior show da história da agência, então tiram uma semana para treinar intensivamente em uma casa de praia com todas as garotas. Soa familiar, não? Exatamente, é uma situação parecida com aquele momento do episódio 5 que a Haruka tanto preza! Logo ao chegar na casa e ver todas as garotas reunidas em um ambiente desses, ela as observa com um olhar de gratidão que me deixa até emocionado.

Viu, Haruka? Momentos assim estão acontecendo novamente mesmo depois da fama! É PRA SORRIR MESMO!!

Para essa apresentação, a 765PRO contará com dançarinas de apoio, as quais também desejam se tornar idols, então participam destes treinos junto das garotas já estabelecidas. Não é uma tarefa fácil, pois é um treinamento bastante árduo para as novatas, algo que as derruba e as deixam inseguras, mas adivinha quem é a primeira a sentar do lado delas para levantar o astral de todo mundo? Claro que é a Haruka. Estendendo a sua mão como sempre.

Sempre prezando pela felicidade de todos, percebe que tem algo de errado com as outras meninas.

“Posso me sentar aqui?”

Logo em seguida a Yukiho aparece para dar umas palavras de apoio e isso me faz chorar com muita facilidade, pois estamos falando da mesma garota insegura e autodepreciativa que quase desistiu da apresentação lá no episódio 11 por estar com muitas dificuldades. É uma sensação bem gratificante vê-las como mentoras, especialmente após acompanhar toda a sua trajetória, além de ser uma experiência nova para cada uma delas. Ver nas aspirantes a idols o reflexo do que a 765PRO era em seus primórdios é algo que deixa explícito o quanto elas evoluíram.

“[...] mas quando começamos, nós éramos terríveis”, diz a Haruka.

“É, especialmente eu”, diz a Yukiho.

“Eu só atrasava todo mundo.”

“Mas você tava maravilhosa no treino, Yukiho!”, diz uma das novatas.

“Eu melhorei com prática, um dia por vez.”

A expressão no rosto dela diz tudo <3

Mas o melhor de tudo é o motivo pelo qual uma dessas novatas, a Kana Yabuki, deseja se tornar uma idol. Esse motivo não é nada mais nada menos do que a própria Haruka Amami. A Kana quer ser igual a ela, é a sua maior inspiração. Isso é um dos muitos exemplos de como a sua personalidade incrível impacta positivamente outras pessoas, sejam elas fãs ou pessoas com quem convive diariamente.

“Parece que agora você é alguém que as pessoas sonham em se tornar, Haruka.”

Exatamente, Chihaya. Eu mesmo posso confirmar isso <3

No sexto episódio, a Haruka dá um docinho ao Produtor ao vê-lo atolado de preocupações, junto do conselho de que comer um desses ajuda a esfriar a cabeça diante de situações assim. Um ano depois, no episódio 20, ele ainda se recorda dessa atitude e a agradece, pois foi algo que o ajudou naquele momento e lhe deu mais confiança para se aproximar das meninas.

“Doces ajudam a refrescar o cérebro” - Haruka no episódio 6.

“Eu fiquei bem feliz quando você me deu aquele doce aquela vez” - Produtor no episódio 20. 

No episódio 21, a Chihaya fala que uma idol talvez seja alguém traz felicidade aos outros com suas músicas. É isso que ela passou a almejar, algo que absorveu em sua maior parte por conta da Haruka. No início ela apenas queria cantar, mas não tinha um propósito. Mas a sua convivência com as garotas da 765PRO e especialmente quando a Haruka reuniu todas elas para compor uma música a fim de trazer sua felicidade de volta após entrar em depressão foi o que deu esse propósito à Chihaya

“Eu quero conseguir fazer isso com a minha voz”, diz a Chihaya. Cantar para trazer felicidade.

Mas o fato da Haruka ser uma role model para a Kana é certamente o melhor exemplo disso. Eu adoro a cena em que as duas estão sozinhas e ela dá alguns conselhos à novata diante das suas dificuldades com o treino. "Um passo de cada vez e nunca desistir"... Parecem conselhos tão clichês, mas vindos da Haruka, eles significam muito. Esse é o poder de uma figura inspiradora. Digo isso tanto pela reação da Kana quanto por mim, porque essa conexão que criei com a personagem faz com que aplique em meu dia-a-dia a sua mesma mentalidade, da qual já compartilhava anteriormente, mas agora se intensificou mais ainda.

O olhar da Haruka ao ver a Kana dando o melhor de si depois de sua conversa.

No final da série, ao se recuperar de seu colapso, a Haruka volta a acreditar em seus valores, mas em nenhum momento fica evidente se ela passou a se sentir confortável diante de mudanças, e o filme mostra que não. Atrelado a isso está o detalhe dela não pensar tanto em seu futuro. "Todo mundo está seguindo seus próprios rumos", ela diz, mas não pensa nos SEUS próprios rumos. O Produtor é quem traz à tona o futuro dela. Fala sobre como o futuro é cheio de possibilidades e incertezas, mas que está ansioso para ver o que lhe aguarda, especialmente agora que está prestes a morar no exterior por um tempo.

Ela vê o olhar esperançoso do Produtor e fica evidente como não compartilha do mesmo sentimento...

"Haruka, o futuro se torna o presente, por isso precisamos fazê-lo valer a pena para que não nos arrependamos", palavras importantes do Produtor que ficam fixadas na cabeça dela.

Com o show na arena no horizonte, a Haruka é forçada a dar um passo maior em direção ao futuro, já que é escolhida como a líder das garotas para essa apresentação. Apesar dela sempre apoiá-las a fim de que deem o seu melhor e se mantenham unidas, ela nunca se viu como uma líder, essa atitude era apenas algo inerente da sua personalidade. Mas esse é justamente o motivo pelo qual o Produtor a escolheu, pois não há ninguém que se importe tanto com as meninas - tanto individualmente quanto em grupo - como a Haruka.

Por conta das dançarinas de apoio, esse desafio acaba se tornando ainda mais complexo, devido às desavenças que surgem entre elas. Similar à 765PRO lá no episódio 11, a dificuldade que algumas das meninas sentem diante do treino faz com que discutam a possibilidade de tornar a coreografia mais fácil para que todas fiquem no mesmo nível, o que divide opiniões entre estas. Diferente da 765PRO, o grupo dessas meninas ainda não tem o senso de união do grupo da Haruka, especialmente pela ausência de uma figura igual a ela.

“Individualmente, elas certamente estão melhorando, mas como uma equipe, estão desbalanceadas.”

O que o grupo das novatas tem é justamente o oposto da Haruka, na personagem Shiho Kitazawa. Estoica e antipática, ela é individualista e não acredita nesse conceito de que a união é importantíssima para um bom desempenho. Crê que cada uma depende unicamente de suas próprias habilidades. Estaria mentindo se dissesse que essa atitude dela não me irritou, especialmente a sua arrogância com as garotas, mas a indústria está cheia de pessoas como ela e é importante mostrar como a Haruka age diante de alguém que vai contra os seus ideais. Faz parte do seu crescimento.

Após alguns problemas em uma de suas apresentações, a Kana tenta animar suas companheiras: “Se trabalharmos juntas, nós conseguiremos!”

Mas é recebida com hostilidade pela Shiho: “Antes de falar toda essa baboseira de trabalho em equipe, você devia se preocupar com os seus problemas.”

Em decorrência disso tudo, aquilo que quase aconteceu durante o treino da 765PRO no episódio 11 acaba acontecendo dessa vez - uma das garotas desiste da apresentação e é justamente a Kana. O fato de que a garota que a tinha como inspiração de repente se desanimou faz com que a Haruka pense que o problema talvez esteja em si mesma. Mas mesmo se sentindo insegura, ela sabe que precisa honrar sua posição de líder e encontrar uma solução ao problema.


É aí que vem o seu diferencial. Para a Shiho, a Kana ter desistido foi a solução do problema, pois era a que mais tinha dificuldades. Mas ao conversar com a Kana no telefone e ouvir da boca dela que não queria mais se tornar uma idol, a Haruka sente que a garota não estava sendo sincera consigo mesma, que essa atitude não combinava com a sua personalidade. Ela segue essa intuição para resolver o problema, algo que ela - como pessoa e não apenas como líder - acredita. Essa decisão é contestada pela Shiho, que não se conforma com o fato dela priorizar um achismo, mas a Haruka demonstra assertividade pela primeira vez e acredita em seus valores como a decisão correta para o bem de todo o grupo.

“Você tá dizendo que um “talvez” é mais importante do que todas as “certezas” que temos aqui para fazer desse concerto um sucesso?”

“Sim. Precisamos perguntar à Kana o que ela quer.”

“Então vamos. Se é isso o que você, nossa líder, pensa”, diz a Iori reafirmando a confiança das meninas na decisão da Haruka.

Na supracitada conversa que a Kana tem com a Haruka no telefone, a novata mostra a imagem que tem da sua fonte de inspiração: uma pessoa forte que não se deixa abalar por nada, algo que ela não se sente capaz de ser. Mas essa não é a realidade. Isso é o que a Haruka TENTA ser, mas nem sempre é possível. A profissão dela é opressiva demais para alguém com a sua personalidade. Mas ainda assim, mesmo diante de adversidades, ela continua tentando, nunca desistindo, acreditando em seus valores. É isso que faz com que corra atrás da Kana para reanimá-la e não deixar que desista de seu sonho.

“Eu não sou forte como você, Haruka… Eu não consigo brilhar.”

Ao ouvir essas palavras, a vontade de chorar, representada pela gota d’água no vidro, num momento em que precisa demonstrar força...

Durante a conversa final que tem com todas as meninas dentro da arena vazia, a Haruka reconhece que talvez haja uma forma melhor de lidar com essa situação da Kana e do despreparo de algumas das novatas, mas decidiu lutar pelo que anseia no momento, que é manter todas unidas para que superem esse percalço juntas. Ela crê que jamais chegaria onde está hoje se não fosse pelas suas companhias.


Ao terminar seu discurso, ela se vira de costas e chora. É evidente que estava com medo de discursar na frente de todo mundo, de dar a palavra final. Logo antes de começar, é mostrado um plano sutil da sua mão tremendo. Ela sempre se mostrou relutante de agir como líder, mas deu o melhor de si. Não hesitou em nenhum momento, apesar das inseguranças. Ela deu o seu maior passo e é claro que isso a estremece. Mas seus valores atingiram a todos de forma positiva. Ela tomou a decisão certa, como pessoa. O seu choro é de finalmente ter tirado todo esse peso das costas, de alívio.

Seu choro é mostrado de forma implícita, sem mostrar o seu rosto, apenas seu corpo tremendo. Uma abordagem que transmite seus sentimentos perfeitamente.

Toda essa experiência como líder a tornou mais receptiva ao pensamento de mudanças, pois precisou superar suas inseguranças e tomar decisões com base naquilo que o Produtor falou a ela naquela conversa de noite: "O futuro se torna o presente, por isso precisamos fazê-lo valer a pena para que não nos arrependamos". A Haruka não queria deixar que a Kana abandonasse seu sonho e se arrependesse, não queria deixar que as novatas se mantivessem desunidas e se arrependessem, e, mais importante, não queria se arrepender de tomar decisões que fossem contra aquilo que acredita. É assim que ela constrói o seu futuro junto das pessoas com quem convive.

“Todo mundo está indo em direção ao futuro,

“assim como as estações mudam, né?”

“Eu quero mudar também.”

 “O mundo parece tão diferente no futuro,

“e eu quero ver como como ele é junto de todo mundo.”

Muitas pessoas dizem que o ritmo do filme se torna arrastado quando o drama é introduzido, mas eu não concordo. Acho que o longa toma seu tempo para desenvolver o conflito interno da Haruka a fim de que seus sentimentos tenham mais profundidade e se tornem palpáveis. Não se preocupa em acelerar uma solução e pra mim é assim que tem que ser. Não acho que seja um filme perfeito, a execução do drama tem certos pontos que não me agradam, mas acho que é um encerramento digno a essa série que me fez sentir pena daqueles que tem preconceito com animes de idols, pelo fato de que nunca apreciarão essa obra fantástica que é The iDOLM@STER.


No primeiro episódio, uma das primeiras ações que vemos da Haruka é ela caindo, antes mesmo de sermos introduzidos ao seu nome. Isso se torna frequente ao longo da série e no início chegou até a me preocupar, fiquei com a impressão de que fossem forçar isso demais como a sua característica marcante. A garotinha atrapalhada que sempre cai, um estereótipo bem comum em animes.

Mas agora ficou bem claro como isso é uma metáfora. Sempre que a Haruka cai, ela se levanta com um sorriso. É uma representação de como nenhuma queda consegue derrubá-la por muito tempo, como sempre as supera por conta de sua mentalidade fantástica. Isso fica evidente na letra de uma das suas músicas, a que melhor lhe descreve, intitulada START!!. A forma como começa já diz tudo: ela sai para uma caminhada, acaba caindo, mas se levanta e segue em frente. GO!!!


Para a Haruka, "eu quero tentar isso agora" e "eu consigo fazer isso agora" são dois pensamentos que às vezes não combinam, mas ela não quer desistir, mesmo diante de falhas, e é essa mentalidade que a torna uma pessoa resiliente que sempre faz de tudo para dar o melhor de si. Eu me identifico demais com essa letra, especialmente com as frustrações que tenho diante de atividades como tocar piano, mas sempre tentei ter uma atitude similar à da Haruka e agora essa menina me motivou a tentar ser IGUAL a ela.


Eu quero COMEÇAR, COMEÇAR, COMEÇAR!! Lutar para que TUDO FIQUE OK♪, quero que esse passo faça do agora o meu futuro. Se é algo que eu gosto, quero continuar gostando, independente se sinto dificuldades ou frustrações, seja em meus hobbies de escrever e de música ou em meu trabalho como editor de vídeo. Então, que venham os desafios! Bora começar, bora fazer! LET’S START!!


Eu não sinto uma conexão tão forte com uma personagem desde a Shizuku de Sussurros do Coração, o filme que literalmente mudou a minha vida por completo, então creio que isso diga muito sobre a forma como vejo a Haruka. A Shizuku era um retrato meu da época em que assisti o filme (leia minha análise para saber mais) e a Haruka é um retrato meu agora. Me identifico com sua mentalidade, seus valores, seus sentimentos, sua busca por felicidade, tudo. A sua positividade e a forma como lida com problemas, pessoais ou não, fazem dela uma verdadeira role model. Eu quero ser igual à Haruka Amami.


-por Vinicius "vini64" Pires
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Márcio disse...

Você não vai voltar com o blog? Adoraria ler resenhas de outros animes do World Masterpiece Theater