sábado, 18 de janeiro de 2020

Minha década com os animes: uma retrospectiva



Em 2014, a minha vida mudou. Um novo horizonte se abriu diante de meus olhos e me guiou em direção a um caminho repleto de luz e felicidade. Foi o ano em que fui introduzido ao mundo dos animes. Parece brega pra cacete dizer isso, além de me fazer soar como um otaku fedido, mas é a pura realidade. O impacto que diversos animes tiveram em minha vida é imensurável e moldaram a quem sou hoje. Acho que é normal você ver um adolescente edgy que assistiu Tokyo Ghoul e Death Note falar algo parecido, mas isso está vindo da boca de alguém que começou a assistir animes com 18 anos.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Vini64's Weeb Awards - 3ª Edição (2019)

Bem-vindos à terceira edição da minha premiação aos animes que assisti em determinado ano! Dessa vez não há muito o que celebrar, porque assisti pouquíssima coisa em 2019 em relação aos anos anteriores, especialmente no que se diz respeito a trabalhos lançados no ano em questão, pois assisti apenas três animes de 2019. Não gosto de admitir, mas esse foi um ano marcado por muita preguiça, em todos os sentidos. Assisti poucos animes, não pratiquei música o tanto quanto deveria e escrevi pouco para o blog, apesar de ter começado o ano a um ritmo incrível, postando textos toda semana durante sete semanas.

Além disso, esse foi o ano em que aconteceu o terrível incidente no estúdio principal da Kyoto Animation, um incêndio criminoso que consumiu o prédio inteiro, tirou a vida de 36 animadores e feriu outros 40. Isso me abalou profundamente e até hoje tenho dificuldade em acreditar que algo inimaginável assim realmente aconteceu com o estúdio que produziu alguns dos trabalhos mais importantes da minha vida e que se tornou a minha maior fonte de felicidade.

Foi possivelmente o evento que mais me afetou desde a morte do meu pai. Contudo, mesmo diante de tamanha adversidade, a KyoAni está se recuperando a um ritmo incrível, um lampejo de esperança que aos poucos se transforma em uma luz radiante. Já voltaram a produzir o filme de Violet Evergarden e retomaram as atividades de sua escola que capacita animadores novatos. A ferida causada pelas mortes jamais será curada por completo, mas seus legados estão eternizados em obras que tocaram o coração de milhares de pessoas.